sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cabelos e demais informações

Hoje comecei a notar uma das consequências mais visíveis da quimioterapia: a perda do cabelo. Já sabia que isso aconteceria... a quimio agride as células de multiplicação rápida, o que inclui as mucosas da boca - senti bastante dor no estômago esses últimos três dias -, intestino... e os cabelos.

Sim, dá um dó de saber que ele não estará naturalmente na minha cabeça.. cultivei ele por tanto tempo (e com tanto investimento R$$$)... Mas não estou preocupada com isso não... eu sem meu cabelo existo; sem minha saúde, não.

Além do mais, não há com o que se preocupar. Até ele crescer novamente existem recursos como o uso de lenços - que, particularmente, não gosto em mim - chapéus e perucasssss (loiras, morenas e ruivas)! Hehehehehehe...

Por enquanto, optei por não radicalizar. Vou usar um corte mais curtinho e quando estiver enjoada, vou usar a peruquinha feita com o meu próprio cabelo ou de outros tipos! : ) Quando já estiver livre de riscos de novas quedas e estiver com vontade de ter cabelão de novo, tem a opção do mega-hair também! Quero experimentar tudo!

Temos que tirar proveito até da parte chata da vida... Se não tivesse esse probleminha, duvido que um dia experimentaria uma peruquinha... vou aproveitar para descobrir novos gostos e estilos.

Abaixo posto o link do site do INCA - Instituto Nacional do Câncer -, com a parte referente ao Linfoma Não-Hodgkin, para que vocês entendam melhor. http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=457

Os sintomas que eu tinha eram basicamente dor no peito (que irradiava para o braço esquerdo), perda de peso inexplicável, uma vez que minha alimentação continuava a mesma, e muita tosse seca.

Fiquei sabendo que havia algo de errado através de exames de imagem, mas foi só com a biópsia da massa estranha que foi possível diagnosticar do que se tratava.

No meu tratamento o anticorpo monoclonal Rituximab é utilizado. Ele age nas células alvo e não provoca destruição das células sadias. Não é ele que causa a queda de cabelos e outras sensações desagradáveis e sim, os outros quimioterápicos (são uns 3).

No mais, tive um dia lindo! E descobri que não ganhei peso... apenas mantive! Mas, tá bom!

Obrigada Senhor por tuas graças infinitas, por fazer a cada dia um milagre em minha vida!

Um comentário:

  1. ei amiga saudade de vc,muito bom saber que está conformada com toda situação,cada dia mais percebo que vc é forte mesmo,está sendo um exemplo pra mim.Te amo demais.

    ResponderExcluir